domingo, 10 de maio de 2009

Notícia

Cientistas usam Atacama para simular viagens tripuladas a Marte


Botando em ação o projeto "Programa de detecção de cavernas Terra-Marte, expedição ao Deserto do Atacama", que é dividido em fases de 2008 á 2010, alguns cientistas da NASA (agência espacial americana), estão fazendo testes no deserto chileno do Atacama e analisando o local, para que no futuro seja possível fazer viagens tripuladas a outros planetas, como Marte, segundo o diário "El mercúrio".
Oito cientistas, entre eles alguns da NASA e de universidades associadas, estão na Reserva Nacional de Los Flamencos, cerca de 1600 quilômetros de Santiago, capital do Chile. Escolheram esse local devido ao seu clima seco, com alta rediação ultravioleta e seus ventos com violentas tempestades, que propiciam a degradação e decomposição de materiais orgânicos, assemelhando-se á superfície de Marte. Estes especialistas julgam oito cavernas abertas em sal, gesso e sedimentos como um laboratóio natural, e utilizam instrumentos que medem a temperatura, pressão e umidade delas.
O objetivo desse projeto é estudar indícios de vida em Marte diretamente de lá. Sendo assim, os cientistas estudam primeiro as condições e precaussões necessárias para poderem instalar um assento permanente em Marte.


Box - Saiba mais...

O deserto do Atacama é considerado o mais alto e mias árido do mundo. As temperaturas dele variam entre 0° á noite e 40° durante o dia. Por esses motivos não desenvolveram-se muitas cidades e vilas nele. Ele já chegou a presenciar 400 anos sem indícios de chuva, porém apesar de haver pouca incidência de chuvas é quase comum nevar em partes da região perto dos vulcões.

Bibliografia:
A notícia que escolhemos para comentar achamos no site http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1115655-6174,00-CIENTISTAS+USAM+ATACAMA+PARA+SIMULAR+VIAGENS+TRIPULADAS+A+MARTE.html . A figura e algumas informações do deserto do Atacama do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Atacama.