quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Violência

Há quase quarenta anos o mundo inteiro se comoveu com o grito de paz que ecoou em todos os cantos do planeta, hoje podemos observar que o símbolo utilizado traduziu uma grande esperança e sonho em jovens do mundo inteiro. Os jovens voltam a sonhar e o fazem com a inteligência de quem reflete em conjunto e organizadamente. Suas ações de denúncia e de não colaboração com a injustiça serviram para ridicularizar a violência dos poderosos.

No Chile, os meios de comunicação devem se abrir para a expressão da diversidade, para que nossas mentes se abram ao diálogo e a diferentes olhares sobre a realidade, não somente às crenças que o poder econômico quer impor. É urgente reduzir drasticamente o gasto militar e resolver os conflitos limítrofes, avançando em direção à integração latino-americana. E em nível internacional, deve-se avançar decididamente em direção ao desarmamento nuclear total. Isto tem que começar pelos Estados Unidos, Rússia e China. Do contrário, não poderão evitar que outro país também tenha armas atômicas.
No Chile, um estudo recente revelou que quase 60% das mulheres que vivem com um companheiro estavam sujeitas a alguma forma de violência doméstica e mais de 10% eram submetidas a agressão física grave.
Os custos da violência e o fato de que ela está enraizada profunda e persistentemente na trama social.
Embora os números sejam incompletos, a violência doméstica custa às economias da região milhões de dólares gastos em cuidados médicos, custos de polícia e justiça e perda de produtividade. A violência é uma doença que se auto-perpetua, quando as crianças são vítimas ou testemunhas de abusos em casa, tendem a imitar esse comportamento. Modelos e estereótipos sócio-culturais, como a percepção do lar da família latino-americana como um lugar sagrado e privado em que a sociedade não tem o direito de intervir, aumentam o problema.

Bibliografia: Sites: http://www.iadb.org/exr/idb/stories/1997/por/x-viod2p.htm
http://benvindo-umolhar.blogspot.com/2006/12/vilncia-no-chile.html
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Violencia-no-Chile-marca-aniversario-de-golpe-que-desituiu-Salvador-Allende.rtp&headline=20&visual=9&tm=7&article=278652
http://www.ibam.org.br/viomulher/res11.htm

2 comentários:

  1. É bom ver que existem países fazendo algo para conter a violência. Já que a violência está se tornando incontrolável. Ñ temos mais segurança nas ruas, e muitas vezes acabamos nos deparando com a violência em nossa própria casa. Isso tem que acabar.

    ResponderExcluir