segunda-feira, 6 de julho de 2009

Cultura Chilena:

A cultura chilena foi bastante influenciada pelos costumes europeus. Isto se deu devido ao modo europeu de ensino da população chilena, que durou por séculos.
O esporte mais popular e praticado pela população é o futebol. Porém o basquete, o surfe, e o “Sky” também são bastante praticados. O Rodeo é o seu esporte nacional, ele consiste em dois cavaleiros, os chamados huasos, e seus respectivos cavalos, na qual devem conseguir parar um touro em um cerco que se chama Medialuna.
Apesar de não ter tanto reconhecimento quanto os filmes americanos, o cinema chileno é reconhecido por seu dinamismo.
Sua culinária é bastante famosa por seus vinhos. Entre as comidas temos as provenientes do mar, o “seafood” é bastante popular pela abundância de peixes. Tem influências italianas, espanholas, alemãs.
Muitas ruas de cidades chilenas conservam seu patrimônio arquitetônico, sob forma de casas, edifícios e casas do país. Abriga também uma série de museus importantes.
Sua literatura é popular por seus romances e ficções de histórias curtas. O casal de poetas chilenos Gabriela Mistral e Pablo Neruda, ganhou um Prêmio Nobel, sendo suas casas transformadas em museus. Vários autores contemporâneos ganharam reconhecimento mundial como Isabel Allende, em “Casa dos Espíritos”, Eva Luna, em “Amor” e “Sombras”.
O folclore tem a sua origem nos seres anônimos e esquecidos, e vai se transmitindo de geração em geração. As diversas tribos que povoavam o Chile possuíam cultura musical e variados instrumentos. Em geral, se caracterizavam pelo mesmo tom, mais triste do que alegre com uso de instrumentos bélicos, fúnebres e solenes. A revelação da influência cultural de Espanha, na época da Colônia, se evidencia nas práticas religiosas, uso de certos instrumentos e, especialmente, nas danças. Esta é a base da música folclórica chilena. Instrumentos, danças e outras características da música folclórica. Devido à sua extensão há dificuldades de comunicação. O folclore das diferentes regiões do país possui suas próprias características. Assim sendo, musicalmente, as escalas e esquemas melódicos dos indígenas do sul do país não tem ponto de contato com a existente a música andina (dos Andes do Norte). Sua dança nacional é a Cueca.
Bibliografias:
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.kwintessential.co.uk/articles/article/Chile/Chilean-Culture/2293&prev=/translate_s%3Fhl%3Dpt-BR%26q%3DCultura%2Bchilena%26tq%3DChilean%2Bculture%26sl%3Dpt%26tl%3Den%26start%3D10
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Chile

10 comentários:

  1. nyu....
    O chile se parece um pouko na literatura com o haiti,tbm fazem muitos romances e ficção!XD (seus copiões!)
    Interesante o fato de suas musicas terem varias influencias.
    "Sua culinária é bastante famosa por seus vinhos." UIA! VAMOS TODOAS PARA O CHILE! (amo vinhos XD)

    ResponderExcluir
  2. Nao sabia que o chile era bastante conhecido pelos seus vinho, e eu nunca vi ou ouvi falar desses vinhos antes.
    Mas já ouvi falarem muito sobre os escritores literarios do chile.
    gostei muito do texto!

    ResponderExcluir
  3. O que é o Sky ? .-.
    O livro, a Casa dos Espiritos deve ser tri legal *-*
    Muito bom o texto bem resumido e tudo mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sky é "esquiar" na neve tem nos jogos olimpicos :)

      Excluir
  4. Os escritores chilenos são realmente famosos em varios lugares (como aqui mesmo no Brasil), porém muitas vezes as pessoas não saibem de onde eles são.
    Legal também o fato deles conservarem até hoje as influencias indigenas.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto!!! Ele ajudou muito na minha pequisa

    ResponderExcluir
  6. Adoreeei,meu trabalho de Geografia,vai ficar muito interessante!!OBG!!**_**&

    ResponderExcluir